X

Ceratocone

Ceratocone uma doença degenerativa da córnea (camada transparente situada na frente da íris), que frequentemente leva a uma redução da visão, decorrente de um afinamento dessa camada. Como resultado, gera um astigmatismo irregular normalmente acompanhado de miopia. Predominantemente bilateral, embora geralmente assimétrico, costuma ser progressivo.

A palavra Ceratocone possui origem grega onde "kerato" significa córnea, e "konos" significa cone, que é o formato que esta estrutura adquire, tornando-se abaulada. Esse formato gera baixa acuidade visual devido miopia e astigmatismo, com pouca melhora com óculos.

É uma doença bilateral assimétrica, ou seja, geralmente há solução maior de um olho em relação ao outro. Não há dor, está muito relacionada com o ato de coçar os olhos, que explica a sua alta frequência em pacientes com alergia ocular. Outras associações são Síndrome de Down, e Apnéia do Sono.

O Ceratocone não possui cura, mas existem meios para estabilizar sua progressão com o cross-linking e melhorar a visão com o uso lente de contato rígidas, principalmente as lentes esclerais, que além de serem confortáveis, propiciam melhor acuidade visual que os óculos. Temos também grande experiência com o implante de anel intra-corneano com a técnica de laser de femtossegundo. Em casos avançados é analisada a opção de transplante de córnea.

Convênios que Atendemos

Convênios que atendemos Convênios que atendemos Convênios que atendemos