whatsapp topo cirurgia ocular 19 97168-5151
telefone topo cirurgia ocular 19 3252 2939

Lente Intraoculares Fácicas

O olho fácico é aquele que ainda apresenta a sua lente natural (cristalino) no local correto. O olho afácico refere-se àquele que teve a sua lente natural removida, sem o implante de outra lente artificial em seu lugar. Dessa forma, uma LIO Fácica é uma Lente Intra-Ocular Artificial (LIO) que é implantada dentro do olho sem a remoção da lente natural do olho.

Tanto a córnea quanto o cristalino são responsáveis pelo foco das imagens luminosas na retina. As formas mais comuns de cirurgia refrativa – PRK e LASIK – alteram o poder de foco do olho através da remoção de tecido da córnea. Até recentemente, para aqueles casos de pessoas com erros refrativos (graus) muito elevados, em que a cirurgia a laser poderia não trazer resultados satisfatórios, uma cirurgia intra-ocular com remoção do cristalino associada ao implante de lente intra-ocular era a única alternativa possível.

Em indivíduos jovens, o cristalino natural altera seu formato para permitir uma boa visão tanto para longe quanto para perto. Esta função denomina-se acomodação visual. Geralmente, em torno dos 40 anos de idade o cristalino natural perde progressivamente a capacidade de alterar o seu formato. Esta condição denomina-se presbiopia.

As LIOs (lentes intraoculares) fácicas podem ser úteis naquelas pessoas mais jovens que ainda conseguem manter a sua capacidade de alterar o formato do seu cristalino (acomodação). Existem lentes intra-oculares fácicas que podem ser implantadas na frente da íris (parte colorida do olho), enquanto outros modelos permitem o implante posteriormente à íris.

A cirurgia é um procedimento ambulatorial, realizada sob anestesia local, e a lente intra-ocular é implantada dentro do olho através uma pequena incisão corneana auto-selante. Sabe-se que a cicatrização varia de pessoa para pessoa, porém em geral os pacientes relatam melhora da visão logo no dia seguinte após a cirurgia. A maioria dos pacientes retorna às atividades normais em um ou dois dias. A cirurgia é realizada em um olho de cada vez, e o segundo olho geralmente é operado dentro de uma a duas semanas.

Convênios que Atendemos

Allianz
Cabesp
Cassi
Fusex
Saúde Caixa
MediService
Omint
Sul America
Unimed
Porto Seguro
GEAP

Está com problemas de visão? Agende uma consulta conosco!