whatsapp topo cirurgia ocular 19 97168-5151
telefone topo cirurgia ocular 19 3252 2939

Cirurgia Refrativa a Laser

Graças aos avanços tecnológicos, a correção visual a laser é uma das mais previsíveis e seguras da medicina moderna.

O Excimer Laser é um tipo especial de laser praticamente sem calor, e é utilizado desde 1988, inicialmente para correção de miopia. Controlados por um computador, os pulsos de Excimer Laser removem tecido da córnea com grande precisão, mudando a sua forma. Atualmente a cirurgia corretiva a laser permite a correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Alguns dos principais benefícios da cirurgia a laser apontados pelas pessoas são: enxergar com nitidez quando acordam, não ter que usar óculos que embaçam em dias úmidos, nadar e ver bem dentro e fora d'água, praticar esportes de contato em que as lentes e os óculos não só atrapalham, como são perigosos, melhora da auto-estima devido a uma aparência mais natural sem o uso de óculos, além de levantar à noite e ver sem necessidade do uso dos óculos.

O oftalmologista recomendará a técnica mais apropriada, dependendo do erro refrativo e das características individuais dos olhos de cada paciente.

Qual a Diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?

Tanto a miopia, quanto a hipermetropia e ou astigmatismo podem ser atualmente corrigidos com uma altíssima taxa de sucesso. No paciente emétrope (visão normal) a imagem é nítida pois os raios de luz atingem a retina, coincidindo sobre um mesmo ponto.

Miopia
Na miopia (visão ruim para longe) os raios de luz atingem um ponto localizado antes da retina. Isso se deve a uma curvatura corneana aumentada ou um comprimento do olho acima do normal. Nesse caso, o laser irá aplanar a córnea.

Hipermetropia
Na hipermetropia (visão ruim para perto e muitas vezes também ruim para longe) os raios de luz atingem um ponto localizado atrás da retina. Isso se deve a uma curvatura corneana diminuída ou comprimento do olho menor que o normal. Nesse caso, o laser irá abaular o centro da córnea.

Astigmatismo
No astigmatismo (imagem distorcida tanto para longe quanto para perto) os raios de luz não se formam num mesmo ponto.

Presbiopia
Na presbiopia, popularmente conhecida como "vista cansada", a visão torna-se ruim para leitura de perto. Geralmente tal processo, inicia-se após os 40 anos de idade, pois está diretamente relacionada à idade.

Como saber se é um bom candidato a cirurgia refrativa a Laser?

Para a avaliação dos candidatos a cirurgia corretiva a laser, é necessária uma avaliação oftalmológica completa associada a exames pré-operatórios específicos, os quais deverão ser realizados por um especialista em cirurgia a laser.

Alguns critérios gerais de segurança são:
- Estabilidade do Grau Refrativo
- Idade superior a 18 anos
- Ausência de doenças oculares ou ausência de doenças sistêmicas que comprometem a cicatrização da córnea
- Ausência de gravidez

Importante: No dia do exame e da cirurgia, o paciente deve estar há pelo menos uma semana sem uso de lente de contato gelatinosa ou um mês sem uso de lente de contato rígida.

Quais os exames que devem ser realizados antes de uma cirurgia de correção visual a laser?

Além da avaliação oftalmológica completa que deve incluir o mapeamento da retina, exames complementares são fundamentais para indicação e planejamento da cirurgia.Os principais exames complementares realizados de rotina são a Topografia de Córnea e a Paquimetria Ultra-sônica.

Entretanto, novas tecnologias são desenvolvidas continuamente para aumentar os patamares de segurança e eficácia destas cirurgias.

A Tomografia de Córnea deve ser realizada em casos selecionados. A Aberrometria é essencial no planejamento cirúrgico de correções visuais personalizadas.

Como é feita a cirurgia refrativa a Laser? É necessária a internação?

A cirurgia é realizada sob anestesia tópica (colírio) e leva em média 05 minutos por olho. Não é necessária internação antes ou após a cirurgia e os pacientes são liberados imediatamente após a cirurgia.

As chances de sucesso são altíssimas e a imensa maioria dos pacientes têm suas expectativas atendidas.

A cirurgia é realizada somente com anestésicos tópicos (colírio) e os pacientes não sentem absolutamente nenhuma dor durante a cirurgia.

Na maioria das vezes é possível retornar ao trabalho entre 01 e 03 dias após a cirurgia. Também é possível retornar às atividades esportivas após 02 a 04 semanas.

Quando a cirurgia é bem indicada, por profissionais especializados no assunto, e realizada com equipamentos de última geração, as chances de complicações são mínimas.

Quais as diferentes técnicas para correção a Laser?

Diferentes técnicas de Cirurgia Laser podem ser empregadas para a correção visual a laser, incluindo: LASIK, PRK, LASEK e Epi-LASIK.

As Técnicas consistem em:
• Lasik Personalizado
• PRK Personalizado
• Lasek Personalizado
• Epi-Lasik Personalizado

Os resultados visuais observados com as técnicas de correção visual a laser personalizados, em geral, são superiores aos das técnicas convencionais, pois o sistema de análise de frente de ondas fornece informações que permitem uma remodelagem corneana a laser mais precisa e eficiente e, conseqüentemente, a obtenção de uma melhor qualidade visual.

LASIK
O LASIK é uma avançada técnica cirúrgica que possibilita ao oftalmologista fazer da correção visual a laser uma experiência altamente precisa, rápida e indolor. O LASIK pode ser indicado para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

O LASIK é realizado em uma área mais interna da córnea. Gotas de colírio anestésico são instiladas no olho do paciente e as pálpebras são imobilizadas por um dispositivo para evitar que a pessoa pisque durante a ação do laser. Um aparelho chamado microcerátomo fixa o olho e levanta uma fina camada da córnea denominada flap. Em seguida, a luz do laser esculpe a córnea subjacente em menos de um minuto.

Após a aplicação do laser, o flap é recolocado em sua posição inicial, adquirindo uma aderência natural sem necessidade de pontos. A maioria dos pacientes enxerga o suficiente para retomar as suas atividades já no dia seguinte e recupera a visão funcional em poucos dias. O cirurgião prescreverá colírios por alguns dias.

PRK
No PRK o tratamento é realizado na superfície da córnea.Durante o procedimento cirúrgico, o oftalmologista anestesia a córnea do paciente com colírio e remove mecanicamente uma pequena parte do epitélio da córnea (camada superficial) com um dispositivo especial. O Excimer Laser remodela a córnea sobre sua superfície por menos de um minuto.

O cirurgião poderá colocar, então, uma lente de contato para proteger a área tratada, evitando assim as infecções e reduzindo o desconforto durante a cicatrização. A lente é removida dentro de três a cinco dias após a cirurgia. A visão melhora gradualmente nas duas primeiras semanas e poderá alcançar o resultado definitivo num período de quatro a oito semanas. Durante esse período o cirurgião deverá prescrever o uso de colírios.

PRK tem como grande vantagem o altíssimo nível de segurança, especialmente em paciente com córneas mais finas ou leves alterações em sua curvatura. O PRK é utilizado principalmente para a correção de baixos a moderados graus de miopia e astigmatismo.

LASEK
Esta técnica combina certos elementos do LASIK e do PRK e pode oferecer algumas vantagens em relação ao LASIK em certos pacientes. Na técnica de LASEK, em vez de remover o epitélio como no PRK, confecciona-se um flap de superfície epitelial mediante aplicação de álcool diluído, deslocando-se o mesmo para o lado. A superfície sob o epitélio é tratada com o laser, e posteriormente o flap epitelial é reposicionado para a sua posição original, assim como no LASIK.

Uma lente de contato gelatinosa terapêutica é colocada sobre a córnea para permitir um conforto pós-operatório durante o período de cicatrização ocular. Usualmente a cicatrização epitelial total leva entre três e cinco dias.

Os objetivos teóricos seriam aumentar o conforto pós-operatório, mas não existem ainda evidências científicas que definitivamente comprovem tais benefícios. Apesar de outras técnicas estarem em desenvolvimento, o LASIK e o PRK continuam sendo as técnicas mais comumente empregadas devido ao alto grau de segurança e eficácia comprovados ao longo dos anos.

Epi-LASIK
Esta técnica consiete na dissecção do epitélio corneano ( camada superficial) com aparelho semelhante ao microcerátomo,sem corte no estroma, e em seguida aplica-se o laser. Esta técnica aumenta a regularidade da periferia epitelial, o que acelera a recuperação visual dos pacientes.

Cirurgia a Laser personalizada
Recentemente foi introduzida uma tecnologia extremamente sofisticada, denominada sistema de Análise de Frente de Ondas, que permite a correção visual a laser personalizada, a qual aperfeiçoou eficientemente os padrões de segurança, qualidade e previsibilidade da correção visual a laser.
Atualmente, através de aparelhos sofisticados, é possível o médico analisar personalizadamente as imperfeições ópticas inerentes à visão de cada pessoa e, dessa forma, proporcionar ao paciente, em muitos casos, uma visão superior àquela fornecida com óculos ou lentes de contato.
Para a realização da cirurgia personalizada fazemos uma análise de todas as aberrações do olho, através de um equipamente chamado "wavefront". Em seguida, o conjunto de informações é transferido para o laser e usada no tratamento personalizado.

O que há de mais sofisticado?

O Laser de Femtosegundo é a nova tecnologia que está revolucionando as cirurgias corneanas. Idealizado para a confecção do flap corneano na cirurgia de refrativa, teve seu primeiro estudo clínico em 1998. Em 2000 já estava sendo utilizado nos EUA para a confecção de flaps corneanos para LASIK.

Além de aprimorar o conceito de segurança e qualidade do LASIK, o Laser de Femtosegundo tem sido usado para vários outros procedimentos corneanos, como por exemplo transplante de córnea, e na arquitetura e confecção de túneis para o implante de segmentos de anéis intra-corneanos para tratamento de ceratocone.

SMILE
Nova técnica SMILE corrige miopia e astigmatismo de forma segura e minimamente invasiva. O laser de femtossegundo é a técnica mais moderna para corrigir os erros refrativos visuais. O uso de lâminas é substituído por um laser de alta precisão que propicia um procedimento minimamente invasivo, seguro e personalizado, ou seja, realizado de acordo com a anatomia individual da córnea de cada paciente. A técnica proporciona correção seletiva e direcionada sem afetar tecidos subjacentes.

A técnica SMILE consiste na utilização do laser de femtossegundo para a confecção de uma lente muito delicada (lentícula), dentro da córnea intacta, cujo volume e forma são determinados pelo grau do defeito a ser corrigido. Essa lentícula é removida do interior da córnea por uma área de incisão muito pequena de 3 mm. Desta forma, as camadas exteriores da córnea permanecem intactas. A remoção da lentícula altera o formato da córnea, corrigindo o erro refracional.

O SMILE chega para optimizar os parâmetros de segurança, eficiência e previsibilidade na cirurgia refrativa a laser em benefício dos pacientes.

Expectativas realistas

A cirurgia corretiva a laser aplica-se à maioria das pessoas, desde que essas tenham idade acima de 18 anos, córneas saudáveis e satisfaçam alguns critérios, como estabilidade do grau nos últimos doze meses. Existem algumas condições médicas em que a cirurgia não é recomendada.

É importante que o paciente se submeta à cirurgia bem informado. O objetivo da cirurgia de correção a laser é reduzir a sua dependência de lentes corretivas. Durante a consulta de avaliação pré-operatória, o oftalmologista poderá expor se a cirurgia aplica-se ao seu caso e orientá-lo sobre os benefícios do procedimento. Ao analisar as razões pelas quais, eventualmente, o paciente não deseja usar lentes corretivas, o oftalmologista o ajudará a tomar uma decisão, esclarecendo se suas expectativas poderão ser satisfeitas, levando também em conta a exatidão do grau desejado após a cirurgia. Esteja certo de que todas as suas dúvidas tenham sido respondidas de maneira satisfatória antes de ser submetido à cirurgia de correção visual a laser.

Convênios que Atendemos

Allianz
Cabesp
Cassi
Fusex
Saúde Caixa
MediService
Omint
Sul America
Unimed
Porto Seguro
GEAP

Está com problemas de visão? Agende uma consulta conosco!