whatsapp topo cirurgia ocular 19 97168-5151
telefone topo cirurgia ocular 19 3252 2939

Cirurgia de Glaucoma Minimamente Invasiva

O tratamento do glaucoma vem de longa data. Atualmente, tecnologias e procedimentos avançados possibilitam que essa doença progressiva seja diagnosticada e tratada com sucesso. Enquanto o objetivo geral do tratamento sempre foi o mesmo – reduzir a pressão intraocular (PIO) e a progressão do glaucoma – a cirurgia minimamente invasiva para glaucoma (MIGS) vem se tornando rapidamente uma abordagem muito bem aceita para o tratamento de glaucoma.

Avanços no tratamento do glaucoma

O glaucoma é tratado principalmente com colírios sob prescrição médica. Se o gaucoma progredir ou deixar de responder ao tratamento com colírio, a solução indicada é a cirurgia. Essas soluções cirúrgicas são, em geral, altamente invasivas, requerem longo tempo de recuperação, e podem ocasionar complicações de longo prazo.

Com o avanço tecnológico, têm emergido técnicas menos invasivas e capazes de melhorar o perfil de segurança da cirurgia de glaucoma. Esse contexto gerou mais opções cirúrgicas para pacientes interessados em um tratamento eficaz de glaucoma que não dependa apenas do uso contínuo de medicação sob prescrição.

Uma revolução no tratamento do glaucoma

Com o desenvolvimento do iStent, a cirurgia minimamente invasiva para glaucoma tornou-se a abordagem preferida para o tratamento de glaucoma por muitos oftalmologistas e seus pacientes.

Realizada no mesmo momento da cirurgia da catarata ou como um procedimento isolado, a colacação (implante) do iStent tem comprovada eficácia na redução da pressão intraocular, com um excelente perfil de segurança, poucas complicações e menor tempo de recuperação.

O iStent pode também reduzir a necessidade de medicamentos, conforme determinado pelo oftalmologista. A maioria dos pacientes que receberam o iStent em criterioso estudo multicêntrico, randomizado e prospectivo nos Estados Unidos tiveram redução ou até mesmo abolição da necessidade do uso de colírios por 12 meses. A redução da pressão intraocular é, em média, de 20% da pressão intraocular inicial. Outros benefícios associados a este tratamento inovador incluem:

- trauma mínimo do tecido alvo

-redução eficaz da pressão intraocular

-excelente perfil de segurança

-recuperação rápida

É importante ressaltar que os pacientes que podem se beneficiar desta técnica são os portadores de glaucoma de ângulo aberto leve a moderado e que os pacientes de glaucoma de ângulo fechado ou glaucoma secundário não são bons candidatos a esses procedimentos .

Design Inovador

O iStent é um dos menores implantes médicos conhecidos para o corpo humano – também iniciou uma revolução na cirurgia e no tratamento do glaucoma como o primeiro dispositivo para Cirurgia Minimamente Invasiva para Glaucoma (MIGS). Até o momento, o iStent foi implantado em mais de 300.000 olhos em todo mundo, com mais e mais pacientes se beneficiando todos os dias do procedimento.

iStent

Esse minúsculo implante pode também ter um grande impacto na vida dos pacientes que o recebem. Uma vez implantado, o dispositivo ajuda a restaurar a pressão normal do olho. O iStent é desenvolvido para:

-restaurar a capacidade natural do olho drenar o fluido (humor aquoso) que causa aumento da pressão interna do olho;

-manter a pressão ocular em um nível normal;

-isso pode permitir que seu médico reduza ou elimine a necessidade de medicamentos para tratar o glaucoma.

iStent Moeda

O implante iStent

Cada minúsculo implante iStent, o qual mede apenas 1mm, é composto por um stent micro-bypass de titânio cirúrgico que é pré-carregado em um dispositivo injetor estéril de uso único. O injetor especialmente desenvolvido ajuda o cirurgião oftalmológico a manusear o implante com precisão e colocá-lo de forma micro-direcionada no olho (área trabecular).

Cirurgia

Como o iStent Funciona

Ao criar um desvio (by pass) através da malha trabecular para o canal de Schlem, o iStent:

-melhora o fluxo natural do olho para diminuir a pressão intraocular

-funciona continuamente para melhorar o fluxo natural do líquido (humor aquoso) em seus olhos

A cirurgia do iStent

O implante do iStent é realizado de forma isolada ou associado à cirurgia de catarata. Uma vez implantado, você não vai sentir nem ver o dispositivo. Trata-se de um procedimento ambulatorial, rápido, realizado sob anestesia local, isso significa que você poderá voltar para casa no mesmo dia, após a cirurgia. Após o procedimento, você provavelmente receberá a prescrição de um colírio antibiótico e anti-inflamatório para uso. Seu oftalmologista provavelmente agendará uma consulta para o dia posterior à cirurgia.

O tempo de recuperação é normalmente rápido, mas seu médico poderá recomendar alguns dias de afastamento do trabalho. Você também deve evitar atividades que exijam esforço, como esportes, levantar objetos pesados ou qualquer movimento brusco que possa aumentar sua pressão ocular.

Caso você seja portador de glaucoma inicial ou moderado, agende uma consulta com seu médico oftalmologista para definir se você é um bom candidato à cirurgia minimamente invasiva de glaucoma.

Convênios que Atendemos

Allianz
Cabesp
Cassi
Fusex
Saúde Caixa
MediService
Omint
Sul America
Unimed
Porto Seguro
GEAP

Está com problemas de visão? Agende uma consulta conosco!