whatsapp topo cirurgia ocular 19 97168-5151
telefone topo cirurgia ocular 19 3252 2939

Cirurgia de Catarata

A catarata é um processo de envelhecimento e enrijecimento do cristalino, a lente natural do olho, normalmente incolor e transparente. A evolução da catarata torna o cristalino cada vez mais denso e opaco, dificultando a passagem da luz em direção à retina para a formação de imagens.

Ocorre principalmente após os 60 anos de idade, embora possa aparecer em pessoas mais jovens na presença de outros fatores de risco, como traumatismo ocular, doenças sistêmicas (diabetes, por exemplo), efeitos colaterais de certas medicações (corticóides, por exemplo) ou patologias congênitas.

Os primeiros sintomas são as flutuações da visão, mais nítida em determinados dias do que em outros.

A visão fica, portanto, cada vez mais embaçada, dificultando ou até mesmo impedindo a pessoa acometida de dirigir automóveis, ler ou ver televisão. À noite, é comum o aparecimento de halos ou raios luminosos em torno das luzes. A evolução da catarata varia de pessoa para pessoa.

A Moderna Cirurgia de Catarata

Hoje, o resultado da cirurgia é altamente previsível, a recuperação visual é rápida e, geralmente, a permanência na clínica após a cirurgia é de apenas algumas horas.

Para que a duração do procedimento seja de, aproximadamente, 30 minutos, os oftalmologistas especializam-se em uma sofisticada técnica denominada facoemulsificação. A facoemulsificação é um dos procedimentos oftalmológicos mais seguros e bem-sucedidos, realizado atualmente em milhões de pessoas em todo o mundo.

Através da facoemulsificação, a catarata é triturada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino, é implantada uma lente intra-ocular artificial para restaurar a visão.

A permanência no centro cirúrgico é de aproximadamente uma hora e meia, incluindo o preparo pré-operatório, a cirurgia e a recuperação pós-cirúrgica.

Lentes intra-oculares

As lentes intra-oculares comuns protegem apenas contra a luz ultravioleta. Porém é importante proteger-se contra a luz azul visível, que também pode ser prejudicial à retina.

As lentes intra-oculares dobráveis são consideradas as mais avançadas, porque permitem serem introduzidas através de uma mínima incisão, e quanto menor a incisão, mais rápida a recuperação visual.

As lentes intra-oculares mais sofisticadas são dobráveis, de material acrílico e apresentam a adição de um filtro de luz azul, fornecendo proteção extra tanto contra os raios UV invisíveis quanto contra os raios de luz azul visíveis. O design asférico destas lentes também melhora a qualidade visual, reduzindo as imperfeições (aberrações) visuais, ajudando a restaurar a visão colorida natural adulta pré-catarata.

As lentes intra-oculares podem ser monofocais ou multifocais. As lentes intra-oculares multifocais fornecem correção da visão tanto para longe quanto para perto, podendo permitir uma maior independência em relação ao uso de óculos.

Pós-operatório

Colírios antibióticos e antiinflamatórios serão usados nesta fase. O paciente poderá retornar às suas atividades de rotina dentro de 3 a 5 dias. Se meses ou anos após a cirurgia a cápsula que envolve a lente intra-ocular se tornar opaca, o problema será tratado a laser de maneira rápida e indolor, com um equipamento chamado YAG Laser.

Benefícios

Os avanços tecnológicos tornaram a cirurgia de catarata um dos procedimentos mais bem-sucedidos da medicina.

Uma pesquisa da American Society of Cataract and Refractive Surgery concluiu que em cerca de 98% dos casos os pacientes apresentam melhora da visão após a cirurgia.

A possibilidade de complicações, presente em toda e qualquer intervenção cirúrgica, neste caso é considerada remota.

Convênios que Atendemos

Allianz
Cabesp
Cassi
Fusex
Saúde Caixa
MediService
Omint
Sul America
Unimed
Porto Seguro

Está com problemas de visão? Agende uma consulta conosco!